Maria Manuel Rola, deputada eleita pelo círculo eleitoral do Porto, tomou conhecimento da deposição ilegal de vários tipos de resíduos junto na Zona Industrial da Portelinha, Gondomar.
Segundo a população e imprensa local, são vários os tipos de resíduos depositados nas ruas da zona industrial da Portelinha: peças de automóveis, entulho de obras, colchões, sofás, louças de casa de banho, móveis, eletrodomésticos, placas e restos de madeiras.
Este tipo de atentado ambiental não é novo, sendo recorrente observar entulho em terrenos desocupados. Mas, segundo a população local, o depósito de resíduos tem aumentado de dia para dia, ocupando cada vez mais espaços das artérias daquela zona industrial.
O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda considera urgente identificar a exata proveniência dos resíduos depositados na via pública na zona industrial da Portelinha, apurar responsabilidades e atuar nos termos da lei. Acresce ainda a necessidade de se proceder à despoluição do local de forma a possibilitar a plena fruição de um ambiente sadio neste local de Gondomar.
A deputada do Bloco questionou o ministério do Ambiente e da Ação Climática se tem conhecimento da situação, que medidas têm sido tomadas pelas entidades competentes e o que pretende fazer para resolver o depósito ilegal de resíduos na zona industrial da Portelinha.